TRANSFORMAÇÃO DA TI

Dada a significativa experiência de parte de nosso time como executivos e consultores em Tecnologia da Informação, os serviços voltados a essa área compõem uma importante parte de nosso portfólio.

  1. Consultoria para a Transformação Digital

    Em uma atividade que pode preceder ou fazer parte integrante de qualquer Planejamento de TI, reunimos executivos das áreas de negócio e da TI para nivelar os conhecimentos sobre as últimas inovações disponíveis no mercado de tecnologia (como, por exemplo, Analytics, Big Data, Cloud Computing, Mobilidade, Redes Sociais, Internet das Coisas, etc.), seguindo-se uma discussão estruturada sobre as implicações de tais tecnologias para o segmento e maturidade do cliente, além de uma seleção de quais deverão ser consideradas para compor o mapa de requerimentos a serem incorporados ao Plano Estratégico da TI da empresa.

  2. TI em Números

    Projeto voltado para a revisão das práticas e processos de governança de TI do cliente que, entre outras coisas, busca dotar a gestão de TI de um “dashboard” de indicadores de performance dos vários serviços oferecidos pela TI ao seu cliente interno.

    Adicionalmente, traz para o centro da discussão um vasto conjunto de “boas práticas” em custeio e acompanhamento orçamentário da TI.

  3. Aconselhamento em TI

    Com freqüência cada vez maior, nossos clientes deparam-se com a necessidade de uma visão experiente e independente para a tomada de decisões relacionadas à Tecnologia da Informação.
    Essas decisões incluem, por exemplo, a adoção de uma nova tecnologia, a mudança de estratégia de algum projeto crítico, uma negociação junto a fornecedores, ou mesmo para apenas se atualizarem quanto às opções de transformação digital disponíveis no mercado.

    Esse é um serviço oferecido na forma de uma assinatura anual onde um número pré-definido de horas mensais é alocado para que executivos responsáveis pela TI em nossos clientes (CFOs, COOs, CIOs, etc.) possam convocar especialistas da ANKYLA para se consultar acerca de temas pontuais, que requeiram um “insight” adicional.

    O network ANKYLA à disposição dos assinantes inclui, mas não se limita a, consultores, CFOs e CIOs, na ativa e/ou aposentados.

  4. Planejamento Estratégico da TI

    Nossa abordagem de planejamento da TI entende que a empresa deve ser vista como um todo e como uma interação de componentes, não apenas tecnológicos, mas também objetivos, processos, estruturas organizacionais, modelos de gestão, distribuição geográfica e outros elementos relevantes no entendimento e otimização do negócio.
    Dentro desta visão, nossos projetos inicialmente identificam ou definem estes componentes, suas funções e importância para o negócio, podendo inclusive propor revisões ou redistribuição de funções, redefinindo a maneira como a empresa opera.

    Também discutimos como estes componentes devem ser implementados, entre opções de desenvolver, contratar/adquirir, terceirizar ou uma combinação destes, considerando importância, diferenciação, vantagem competitiva, capacidade e disponibilidade de parceiros confiáveis no mercado.

    Por fim, para componentes construídos ou adquiridos/contratados, faremos a definição interna do funcionamento destes, em termos de processos, informações, sistemas, infraestrutura e organização, conforme aplicável. Para tanto, podemos trazer expertise de nossas demais linhas de serviços, conforme necessário.

    Projetos desse tipo, tipicamente, incluem:
  • Diagnóstico (“AS IS”): entendimento das necessidades do negócio, de sua arquitetura de TI, de suas capacidades e restrições, análise e descoberta dos “gaps” tecnológicos para se atingir os objetivos estratégicos;

  • Definição do Novo Modelo (“TO BE”): desenho da arquitetura que entregará as novas capacidades necessárias a uma maior eficiência dos processos de negócio, priorizando-se as ações de transformação mais importantes em termos de retorno do investimento;

  • Seleção de Ferramentas / Avaliação de Provedores / Recomendações: Com base nos requerimentos funcionais do negócio, avaliamos aplicações de tecnologia para um ou mais processos. Nos casos mais comuns, esta avaliação pode derivar na recomendação de implementação de bolt-ons (aplicação dedicada a um processo e integrada à arquitetura existente), na extensão ou melhoria do uso da arquitetura legada ou na definição de uma nova arquitetura. Levantamento dos requerimentos funcionais,  análise técnica e comercial das alternativas de solução podem ser produtos desta atividade. Como produto estendido, pode-se ainda desenvolver um caso de negócios para a implementação de alguma solução selecionada, considerando custos e benefícios de sua implementação.

  • Definição da Governança de TI: desenho de uma estrutura de gestão do novo modelo (processos, responsabilidade, papéis, etc.) para manter o alinhamento e a melhoria contínua de indicadores dos processos desenhados com a eventual criação de um sistema de medição e gestão da TI baseado em painéis, indicadores de performance (“TI em Números”) para avaliar, orientar e alinhar a performance da área;

  • Definição do Roadmap de Implementação: os projetos de implementação (tecnologia, processos e governança) são priorizados e organizados em um Plano de Ação e os investimentos requeridos são estimados de forma macro.