NOVO UPDATE: Vigência da LGPD

No último dia 12 de junho, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei n.º 1179/2020 - Lei 14.010/2020 que, entre várias outras disposições, confirma que as sanções administrativas a serem aplicadas pela futura Autoridade Nacional de Proteção de Dados, com base na LGPD, somente irão ocorrer a partir de 1º de Agosto de 2021.

Uma dúvida a menos, mas ainda permanece a dúvida sobre em que data, efetivamente, a LGPD entrará em vigor. Lembro post anterior onde expliquei que, além do projeto ora aprovado, em Abril passado foi editada e segue aguardando votação a Medida Provisória (MP) nº 959, estabelecendo a vigência da LGPD para o dia 3 de maio de 2021, que é a data que ainda está valendo.

E por que essa distinção entre as datas de vigência e das sanções administrativas é importante ? Porque as empresas que não estejam adequadas à LGPD na sua data de entrada em vigência, seja ela qual for, já poderão sofrer sanções indenizatórias como consequência de ações individuais ou coletivas, promovidas por titulares de dados, órgãos de defesa do consumidor ou pelo Ministério Público.

Crescem os rumores no Congresso de que a MP 959 não será votada, o que fará com que a LGPD entre em vigor, ainda este ano, no dia 16 de agosto de 2020 ! Preparem-se para fortes emoções. Qualquer dúvida, Fale Conosco !

LGPD, a nova área de atuação da Ankyla !!

Dependendo ainda dá sanção presidencial, a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passa a fazer parte da realidade das empresas no Brasil, a partir de Maio de 2021. Muito embora as sanções administrativas previstas pela lei só passem a ser aplicáveis a partir de Agosto de 2021, sua empresa poderá ser acionada na justiça, ja a partir de maio, por titulares de dados, órgãos de defesa do consumidor ou mesmo pelo Ministério Público, gerando uma exposição indesejada da sua marca, além de punições por eventuais danos.

Essas datas parecem estar longe ? Nem tanto ! A conformidade com a LGPD poderá implicar em mudanças tecnológicas, de processos, organizacionais e no desenvolvimento de novas políticas e comportamentos em relação à proteção da privacidade de clientes, parceiros e colaboradores. Tais mudanças, por sua vez, podem vir a requerer ações e projetos que demandem um tempo maior para execução.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que a LGPD abrange, se ela se aplica a sua empresa, ou mesmo se a lei vai "pegar", fale conosco ! Mas não duvide que esse será um dos projetos prioritários do seu portfolio daqui para a frente.

Continue Lendo

NOVO SERVIÇO: CFO Virtual para Start-ups e PMEs

A Ankyla disponibiliza para o mercado de start-ups e PMEs uma nova linha de serviços orientados à gestão financeira, o CFO Virtual. Nossa intenção é deixar os empreendedores livres para se dedicarem à criação de novos produtos e serviços e à operação do dia-a-dia da empresa, deixando a gestão financeira para os profissionais da Ankyla. Esses serviços incluem a gestão de fluxo de caixa, a captação de recursos, a preparação e fornecimento de informações para investidores e entidades de crédito e a geração e análise de informações gerenciais, além, é claro, de aconselhamento e mentoria em assuntos financeiros. Essa linha de serviços conta com a imensa experiência acumulada por nossa equipe de consultores em sua atuação como Controllers, Auditores e Executivos de Finanças e faz uso de ferramentas de gestão que implementamos em nossos clientes, como o MyABCM para Gestão de Custos & Rentabilidade, por exemplo. Fale conosco !