MEDIR A PERFORMANCE

cuboANALYTICS, BUSINESS INTELLIGENCE, BIG DATA

Gurus de administração são unânimes em afirmar que o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

A equipe Ankyla vem atuando em projetos de Analytics, em suas diversas formas (Data Warehousing, Business Intelligence, Big Data, etc.), desde 1996. Nossa experiência reúne implementações de diversos portes, para diversos segmentos, utilizando-se das mais diversas ferramentas disponíveis no mercado brasileiro.

Projetos para monitorar a performance do negócio, desde o nível executivo até o nível operacional, tratam de entender a estratégia do negócio, os elementos-chave de decisão e os fatores influenciadores, para construir sistemas capazes de monitorá-los e prevê-los – podendo inclusive chegar a desenvolver novos conhecimentos que impliquem numa mudança de estratégia, com novos mercados, produtos e processos.

Nesta área, estamos capacitados a realizar projetos e programas incluindo:

  • Consultoria para Adoção de Big Data: reunimos, em um “workshop”, executivos das áreas de negócio e de TI para nivelar os conhecimentos sobre as últimas inovações disponíveis no mercado de Analytics, incluindo Big Data, seguindo-se uma discussão estruturada sobre as implicações de tais tecnologias para o segmento e maturidade do cliente, além de uma seleção de quais deverão ser consideradas para compor o mapa de requerimentos a serem incorporados à estratéga de Analytics da empresa.

  • Estratégia de Analytics e Construção do Roadmap de Implementação: definição das necessidades de informação, análise e descoberta para atingir os objetivos estratégicos, priorizando as áreas mais importantes em termos de retorno do investimento;

  • Definição do Framework de Analytics: criação de um sistema de medição e gestão da performance empresarial baseado em painéis (“dashboards”) e indicadores (KPIs), calcados na estratégia da empresa para orientar, alinhar e avaliar a performance de todas as áreas da empresa no atingimento dos objetivos corporativos;

  • Definição da Arquitetura para Analytics: desenho da solução técnica que entregará as informações e capacidades de tomada de decisão e descoberta;

  • Seleção / Recomendação de Ferramentas: identificação das ferramentas, pacotes e soluções que deverão compor a arquitetura desenhada, inclundo ferramentas analíticas e OLAP, ferramentas de integração (ETL, EAI, Middleware), Bancos de dados (relacional, multidimensional, in-memory, Big Data/Hadoop, etc.), Limpeza de Dados (matching, deduplication, Data Quality) e outras que sejam necessárias;

  • Master Data Management: identificação, modelagem e gestão dos cadastros mestres das  informações chave do seu negócio;

  • Estruturação e Implementação da Governança de Informações e Dados: criação de um sistema de gestão (processos, estrutura de organização, responsabilidade, papéis, etc.) para manter o alinhamento e a melhoria contínua de indicadores, estratégia e informações em toda a empresa;

  • Gestão e Execução de Programas / Projetos de Analytics: participação direta nas equipes de projetos destinadas a implementar soluções de Analytics e Peformance Management, fornecendo gerentes de projetos, arquitetos, desenvolvedores e/ou analistas de negócio.